Com a chegada de outubro, reforçamos os cuidados com a saúde feminina, principalmente sobre o câncer de mama.
Ele é uma das doenças que mais afeta mulheres e, apesar de ser amplamente discutido, ainda existem alguns mitos. Por isso, preparamos um conteúdo para destacar sobre mitos e verdade, confira.
1: O câncer de mama afeta apenas mulheres mais velhas.
Mito. Apesar da doença não escolher idade, mulheres mais velhas tem mais probabilidade de desenvolver câncer de mama, principalmente acima dos 55 anos.
Ainda assim é importante que as mulheres, independente da idade, estejam atentas a saúde e ao perceber qualquer alteração realizem exames preventivos.
2: Não ter histórico familiar de câncer de mama significa que não terei câncer?
Mito, o câncer de mama pode desenvolver independente de ter ou não histórico familiar, porém esse é um fator para estar atento.
Ainda assim, as medidas de prevenção são essenciais para todas.
3: Ao fazer o autoexame não preciso fazer a mamografia
Mito, o autoexame é um aliado na prevenção e é onde a mulher pode perceber se há algo de errado em seu corpo.
É importante que o autoexame seja feito com atenção, mas isso não isenta de realizar a mamografia e os exames de rotina, pois são eles que irão dar o diagnóstico correto.
Vale ressaltar a importância do uso da ultrassonografia mamaria nas mulheres mais jovens e naquelas com mamas densas.
4: Atividades físicas diminuem o risco de desenvolver câncer de mama
Verdade, a prática de exercícios físicos regularmente contribui para a prevenção do câncer de mama, além de ajudar na saúde mental e controle da obesidade.
Falar sobre o câncer de mama é muito importante para auxiliar na prevenção e educação sobre a doença, afim de promover o diagnóstico precoce.
Adote um estilo de vida mais saudável, visite o médico regularmente e mantenha-se atenta a qualquer alteração na sua saúde e no seu corpo.