Sabemos que homens tendem a ser mais resistentes quando o assunto é saúde e exames periódicos, por vezes evitando ir a consultas médicas ou a falar sobre algum problema de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, os homens vivem 7,1 anos a menos que as mulheres e o risco de homens morrerem por doenças crônicas não-transmissíveis, principalmente por doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas, é de 40% a 50% maior em relação às mulheres.
A manutenção da saúde é um dever de todos, portanto, fazer um check-up é muito importante para prevenir diversas doenças e garantir o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz, além de proporcionar mais qualidade de vida e autocuidado.
Exames periódicos essenciais para os homens:
- Exame de sangue: é o exame mais comum, simples e rápido de realizar, e é muito importante para detectar qualquer alteração no corpo, como nível de colesterol, diabetes, anemia, infecções, entre outros.
- Exame de urina e fezes: também muito comum, esse tipo de exame oferece informações sobre funcionamento dos rins e se o corpo está absorvendo nutrientes de forma correta.
- Teste ergométrico ou teste de esforço: um exame muito importante para acompanhar qualquer alteração no rimo cardíaco e na potência física, é fundamental para precaver ataques cardíacos.
- Eletrocardiograma: é um exame muito comum entre os homens, sendo muito importante para detectar problemas cardíacos, principalmente aos que possuem histórico familiar.
- Exame de próstata: o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil. O exame de próstata contribui para o diagnóstico precoce, tratamento responsável e aumenta as chances de cura.
A frequência para realizar os exames periódicos variam de 6 meses a 1 ano, podendo variar de pessoa para pessoa, principalmente se há história familiar de doenças. Não deixe de cuidar-se e realizar seus exames básicos para aumentar sua qualidade de vida e bem-estar.
Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.
Instagram: @hospitalsainthill
Facebook: Hospital Saint Hill